APOSENTADORIA DO CONTRIBUINTE INDIVIDUAL

aposentadoria do contribuinte individual

APOSENTADORIA DO CONTRIBUINTE INDIVIDUAL

O Contribuinte individual é o segurado que não possui vínculo empregatício regido pela lei trabalhista. Esta categoria abrange várias profissões como os empresários, os profissionais liberais, o síndico, o padre, o comerciante etc.

Desta forma, o contribuinte individual, ao contrário dos segurados empregados, contribui por conta própria, com carnês de pagamento. A sua contribuição é de 20% sobre a sua receita obtida no mês.

A exceção a esta regra é o profissional que possui contrato de prestação de serviços com empresa privada. Nesses casos, a empresa recolhe uma parte da sua contribuição do INSS, e ele próprio contribui com o restante.

Por outro lado, é comum o contribuinte individual contribuir de maneira bastante irregular ao longo da sua vida de trabalho. A própria natureza do trabalho autônomo de renda variável contribui bastante para este comportamento.

Portanto, um bom planejamento previdenciário é importante para o contribuinte individual, pois o valor que ele paga mês a mês influencia diretamente no valor da aposentadoria ao final da vida.

Além disso, caso ele deixe de pagar a Previdência Social por meses ou até anos, terá de arcar com juros e multa caso queira pagar períodos atrasados.

Tudo isso pode ser evitado com um pouco de organização e orientação de um profissional especializado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







4 × cinco =